O cultivo doméstico de vegetais tem se tornado uma tendência. Afinal, além de uma atividade extremamente prazerosa, é uma maneira de ter legumes, verduras e temperos sempre fresquinhos à mesa sem ter que ir à feira com tanta frequência. Também, é uma forma de ter a certeza de que eles são cultivados de forma a contribuir com sua saúde. Por isso, neste post, ensinaremos como fazer uma horta em casa.
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um espaço grande para o cultivo. Aliás, é possível ter uma horta até mesmo em apartamentos. Quer saber mais? Então, fique de olho em nosso passo a passo a seguir!
Escolha o local
O primeiro passo para fazer sua horta é definir o local onde ela ficará. Ela deverá receber luz solar por 5 ou 6 horas por dia, em média. Vale lembrar que não ter um quintal não significa que você não possa montar sua horta orgânica. É possível cultivá-la mesmo em espaços pequenos, como varandas, sacadas ou em um espacinho na cozinha.
Se o seu imóvel tem um quintal, ótimo. Basta escolher o melhor local e decidir se utilizará floreiras ou plantará direto na terra. No caso de apartamentos, utilizar vasos, floreiras e até uma estrutura para fazer uma horta vertical são opções incríveis e muito funcionais. Além disso, é uma maneira excelente de compor uma decoração, pois o verde das plantas cria um clima de frescor e aconchego.
Defina o que plantará
Há uma imensa variedade de verduras, legumes, temperos e ervas que podem ser cultivados em casa. Para fazer a melhor escolha, é preciso levar em consideração o espaço disponível, suas preferências e os cuidados que cada espécie exige.
Se você não abre mão de uma comida bem temperada, aposte no cultivo de pimenta, manjericão, salsinha, cebolinha, alecrim e hortelã, que, por sinal, também é excelente para um chá fresquinho e relaxante.
Esses temperos não ocupam muito espaço e são superfáceis de cuidar. Se você conta com um espaço maior que apenas os vasinhos na cozinha, aproveite para plantar morango, brócolis, alface, tomate-cereja, agrião e espinafre, pois se adaptam bem em pequenos locais, como floreiras, vasos e suportes em horta vertical.
Vegetais como couve, repolho, beterraba e cenoura requerem um espaço maior para se desenvolverem bem.
Compre os materiais necessários
Agora que você decidiu onde e o que será cultivado, faça uma lista dos materiais necessários para fazer uma horta em casa. Para cultivos verticais em apartamentos, utilizar uma estrutura de paletes é uma ótima ideia. Fixe-a na parede e observe quantos vasos ou floreiras poderão ser colocados.
Vasos de diversos tamanhos (suspensos e de chão), floreiras, terra, adubo, sementes, mudas, regador e utensílios para plantio (como pá, tesoura de poda e luvas) não podem faltar em sua lista.
Prepare a terra
Um solo rico é essencial para que os vegetais se desenvolvam bem. Há terra pronta para ser utilizada nas hortas, mas, caso você não encontre ou prefira preparar o solo por conta própria, precisará de:
-
terra;
-
areia;
-
adubo (húmus ou composto).
Esses três elementos são fáceis de ser encontrados no mesmo local onde vendem sementes, mudas e os utensílios de plantio.
Para preparar a terra, misture da seguinte forma:
-
6 partes de terra;
-
3 partes de adubo;
-
1 ou 2 partes de areia.
Misture até formar um composto homogêneo. Em seguida, a terra estará pronta para ser colocada nos vasos e receber as sementes e mudinhas dos vegetais. Agora, é só esperar as plantas crescerem para que você possa colhê-las e preparar receitas maravilhosas!
Viu como fazer uma horta em casa é bastante simples e fácil? Além de ser uma ótima atividade de lazer, você e sua família terão uma alimentação mais saudável e saborosa — afinal, você poderá servir vegetais fresquinhos a qualquer hora.
Quer saber mais sobre como cuidar do seu lar? Então, aproveite a visita ao blog e não deixe de ler nosso artigo com as melhores ideias de decoração para o primeiro imóvel. Boa leitura!