A compra da casa própria é a realização do sonho da maioria das pessoas. No entanto, é também um momento repleto de incertezas. Afinal, é preciso analisar a segurança, a localização, estrutura e outros pontos para não errar na escolha. Talvez a principal dúvida seja se é mais vantajoso comprar um imóvel novo ou usado.

Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens e é preciso conhecê-las para poder tomar a melhor decisão e não se arrepender. Por isso, elaboramos este post para detalhar os principais pontos a serem analisados entre os dois tipos de imóveis. Confira!

Necessidade de reformas

Ao visitar um imóvel usado no qual você tenha interesse, observe a pintura, os acabamentos e outros detalhes. Não é sempre que isso ocorre, porém, às vezes é preciso realizar alguns reparos e esse custo deve ser incluído em seu planejamento financeiro.

Mesmo que o imóvel esteja em boas condições, é comum que os novos moradores queiram fazer alguns ajustes para que fique exatamente como desejam.

Já uma construção nova não apresenta desgastes. No caso de apartamentos, as garagens são modernizadas, os elevadores mais rápidos e há mais investimento em sistemas eletrônicos de segurança, como câmeras de monitoramento e controle de acesso ao edifício.

Área disponível

Devido ao crescimento das cidades, os espaços para construção têm ficado cada vez mais escassos. Por esse motivo, boa parte dos imóveis novos contém cômodos menores com a intenção de aproveitar o terreno ao máximo.

Os antigos têm ambientes internos maiores, são mais espaçosos e contam com garagens mais largas. Portanto, ao visitar imóveis para comprar, reflita sobre suas prioridades com relação ao espaço disponível.

Valor do imóvel

O valor de um imóvel novo ou usado varia conforme a região e localização. Mesmo assim, em geral, quem busca um apartamento ou uma casa com um preço mais baixo, verá que um imóvel usado tem essa vantagem sobre o novo porque apresenta um custo mais acessível por área construída.

Além disso, quando situado em condomínio, a taxa também tende a ser menor.

Localização

Conforme mencionamos, cada vez mais há escassez de terrenos disponíveis para construção. Sendo assim, os imóveis mais novos têm sido feitos em áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Nesse sentido, as residências usadas muitas vezes estão localizadas em pontos mais privilegiados, mais valorizados e próximos a centros comerciais e de serviços essenciais. Isso faz com que seja uma boa opção para quem procura uma infraestrutura completa.

Portanto, se você está em dúvida entre um imóvel novo ou usado, viu que é preciso analisar diversos pontos, visto que ambos apresentam pontos positivos e negativos. Reflita sobre suas necessidades e prioridades para guiar sua decisão. Para ajudar na escolha, conte com uma imobiliária de confiança, pois seus profissionais têm experiência em pesquisar e examinar com precisão todos os pontos citados.

Então, entre em contato conosco agora mesmo e nós ajudaremos você a encontrar o lar ideal!