Conquistar a casa própria é o sonho da maioria dos jovens. Essa realização é considerada um verdadeiro marco da vida adulta — que é quando, finalmente, deixamos a casa dos pais e podemos organizar o nosso cantinho ideal. Se você já deu esse passo, parabéns! Agora, chegou a hora de descobrir como criar uma decoração para o primeiro imóvel.

Nesse momento, muitas pessoas ficam realmente em dúvida: afinal, por onde começar? Quais são os pontos do ambiente que mais merecem atenção? Podemos dizer que essa tarefa requer muito cuidado, mas, quando feita da maneira correta, deixar o espaço impecável e com o seu toque de personalidade.

Quer saber mais? Para ajudá-lo nessa missão, criamos um post com tudo o que você precisa saber sobre o universo do décor para iniciantes. São dicas fresquinhas e que, certamente, darão uma repaginada no seu lar. Confira!

1. Utilize itens de brechó

Verdade seja dita: assim que conquistamos o primeiro lar dos sonhos, passamos um bom tempo com o orçamento apertado. Mas não se preocupe, viu? Com alguns truques, é possível encontrar objetos decorativos incríveis e por um precinho camarada.

A nossa dica inicial é que você garimpe os brechós da sua cidade. Isso mesmo! Diferente do que se imagina, essas lojas não vendem somente artigos velhos e ultrapassados e você pode encontrar muita coisa bacana por lá.

Geralmente, os brechós contam com inúmeras peças revitalizadas e itens repletos de história. Já imaginou como pode ser legal adquirir uma mobília de décadas passadas, com um design retrô e em perfeito estado? Tudo isso, é claro, com um custo-benefício excelente.

2. Aposte em peças multiúso

Com o aumento da população, ficou cada vez mais comum encontrarmos apartamentos com metragens reduzidas. São residências de um ou, no máximo, dois dormitórios e, muitas vezes, trazem espaços integrados, como é o caso da cozinha junto da sala de estar.

Para esses locais, o ideal é investir em móveis multiúso, ou seja, aqueles que apresentam mais de uma função. Como exemplo, estão as camas com baú, as beliches, os sofás-cama, as mesas dobráveis e os pufes que, em alguns casos, podem virar charmosas mesinhas de centro. Vale a pena!

3. Crie uma iluminação em pontos estratégicos

A iluminação faz toda a diferença em um espaço, ainda mais, se tratando da decoração para o primeiro imóvel. Com os pontos bem iluminados, é possível deixar o ambiente mais acolhedor e funcional, facilitando assim, as suas tarefas do dia a dia.

A nossa recomendação é que, além das lâmpadas principais em todos os cômodos, você aposte na chamada iluminação secundária — uma forma de complementar o projeto luminotécnico de um espaço. Essa etapa pode ser realizada com o auxílio de:

  • abajures nos criados-mudos;
  • arandelas na varanda ou em cima de uma poltrona;
  • luzes embutidas no lavabo;
  • pendentes sobre escrivaninhas.

Lembre-se: alguns cômodos são próprios para o relaxamento, e merecem ter uma luz mais baixa e suave. Esse é o caso dos dormitórios e da sala de estar. Já a cozinha, o banheiro e a varanda precisam de mais claridade para estimular o foco nas atividades.

4. Aproveite todos os espaços possíveis

Você já tentou de tudo e, ainda assim, está encontrando dificuldade para armazenar todos os seus pertences e ter espaço de sobra? Sem desespero!

O segredo para aproveitar a metragem da sua casa é utilizar bem as paredes. Muitas vezes, damos atenção apenas aos móveis dispostos no plano horizontal dos cômodos e não percebemos o grande potencial que as linhas verticais têm para oferecer.

Nas paredes, você poderá instalar prateleiras, nichos e, até mesmo, pequenos armários para abrigar os seus itens, deixar a casa mais organizada e, de quebra, liberar a circulação do chão. Para complementar a decoração, inclua quadros, pôsteres ou vasos suspensos nas paredes. Pode confiar: o resultado ficará extremamente encantador!

Viu só? Criar a decoração para o primeiro imóvel pode ser mais fácil do que você imaginava. Siga essas dicas e você não se arrependerá!

Quer continuar por dentro do universo do design? Então, continue a leitura e descubra qual tipo de imóvel mais combina com o seu estilo!