Financiar um imóvel é o primeiro passo para quem pretende realizar o sonho da casa própria, garantir um futuro mais tranquilo ou, ainda, aumentar o patrimônio familiar de maneira planejada e segura. Afinal, a modalidade é uma das alternativas mais interessantes para a concretização desse projeto de vida.

No entanto, quando o assunto é moradia, todo cuidado e atenção é pouco. Isso porque o sucesso dessa aquisição dependerá de uma série de fatores — que vão desde a elaboração de um bom planejamento financeiro até a análise de crédito e avaliação de sua renda.

Por isso, antes de financiar um imóvel, é fundamental estar bem preparado para adquirir a propriedade de forma tranquila e efetiva. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e confira como realizar o melhor negócio da sua vida com segurança e planejamento.

Consulte as exigências e condições básicas para financiar um imóvel

Em primeiro lugar, é preciso identificar qual o modelo de financiamento ideal para você. Basicamente, existem três principais opções no mercado:

  • o SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
  • o SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário);
  • o financiamento direto com a construtora.

O SFH é a alternativa mais utilizada no país. Seus recursos são provenientes das contas de poupança e do FGTS e permitem o financiamento de até 80% do valor de um imóvel em sua modalidade tradicional e até 90% por meio do Sistema de Amortização Constante.

Já o SFI é um modelo mais sensível às condições de mercado, uma vez que seus recursos são oriundos da iniciativa privada. Assim, a opção apresenta processos mais negociáveis e menos burocráticos que a modalidade anterior.

Outra possibilidade é o financiamento direto com a construtora. Nesse caso, como não existem intermediários no acordo, as negociações de taxas, prazos e valores das parcelas podem ser realizadas diretamente entre comprador e empresa.

Seja qual for a modalidade ou instituição financeira escolhida, é fundamental ficar atento às suas condições e exigências e, principalmente, ao valor das taxas de juros. Essas informações são determinantes para indicar o custo total do financiamento.

Opte por simulações já prontas

Para financiar um imóvel, você terá que disponibilizar um valor de entrada, além, é claro, de pagar parcelas do custeamento durante um longo período. Por isso, é importante ter uma ideia dos valores das prestações e da entrada, considerando a sua renda e o preço do imóvel escolhido.

Nesse contexto, uma opção interessante é utilizar simulações já prontas. Elas permitem que você identifique todos os recursos financeiros solicitados para a realização do seu sonho, bem como o tempo necessário para a concretização da conquista.

Conheça a fundo a sua renda

Um dos aspectos fundamentais do planejamento financeiro é compreender a sua capacidade de compra e do pagamento do imóvel. Dessa forma, é fundamental conhecer a fundo a sua renda.

Para isso, uma dica é criar uma planilha e anotar todas as suas receitas e despesas: sua remuneração mensal, rendimentos extras, investimentos e poupanças, gastos com alimentação, transporte, saúde, educação e demais gastos fixos e eventuais — não se esqueça de manter uma reserva financeira.

Daí, basta subtrair as despesas das receitas para identificar o valor líquido que você terá disponível para quitar as parcelas.

Junte o dinheiro da entrada

Como mencionado, além das prestações do financiamento, será preciso disponibilizar um valor de entrada. Nesse caso, embora o montante possa apresentar variações entre uma instituição e outra, procure dar ao menos 30% de entrada — quanto maior for o valor inicial, menores serão os juros que você terá que pagar no decorrer dos anos.

Consiga todos os documentos

Para a aprovação do financiamento, será preciso obter alguns documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço, extrato bancário, entre outros. Procure providenciar toda a papelada com antecedência e agilize o processo de financiamento do bem escolhido.

Como você pôde ver, financiar um imóvel é uma das alternativas mais interessantes para quem deseja conquistar a casa própria. No entanto, para fechar um bom negócio, é fundamental contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança, experiente e reconhecida no mercado.  

Quer financiar um imóvel com segurança e tranquilidade? Então entre em contato com a WPA Imóveis e realize o sonho da sua vida.