Muitas pessoas se sentem tentadas a fazer o aluguel direto com o proprietário. O objetivo é fugir da burocracia e reduzir os custos com a locação. Entretanto, o que elas talvez não saibam é que essa escolha pode trazer diversos perigos.
Ter assistência profissional é o único jeito de garantir que a negociação vai ser realizada da melhor forma possível e evitar inúmeros problemas no futuro. Quer saber quais são os riscos de fazer a locação direto com o proprietário do imóvel? Continue lendo!
Dificuldade em encontrar o imóvel certo
Escolher uma casa ou apartamento para alugar exige uma série de avaliações. É preciso analisar a localização, o tamanho do imóvel, a disposição dos cômodos, se quer um imóvel novo ou usado, entre outros critérios. Ao contrário do proprietário, o corretor de imóveis vai conseguir ajudar você a observar essas características e encontrar o imóvel ideal para você.
Possibilidade de ser um golpe
O mercado imobiliário, assim como todos os outros, não chama atenção apenas de pessoas idôneas. Muitos criminosos se aproveitam de pessoas leigas sobre os trâmites legais da locação para aplicar golpes, como cobranças indevidas. Isso sem falar no risco de pagar as taxas e o negócio não ser concretizado.
Avaliação imprecisa do valor do imóvel
Apenas um corretor, devidamente registrado no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), está apto a realizar a avaliação adequada de um imóvel. Sendo assim, ao locar uma casa ou apartamento direto com o dono, você corre o risco de pagar um aluguel superfaturado.
Um profissional da área vai analisar as características do imóvel que interferem na quantia, o valor do metro quadrado da região e o mercado imobiliário de forma geral.
Não possuir aparato legal necessário
A locação de imóveis envolve diversas burocracias relevantes para garantir que os direitos e deveres, tanto do inquilino quanto do proprietário, sejam respeitados. Tudo isso é regulamentado pela Lei do inquilinato. Sem o acompanhamento profissional adequado, as chances de cometer erros ou esquecimentos nesse sentido é muito grande.
A verificação dos documentos e a elaboração do contrato de aluguel, por exemplo, são essenciais para evitar problemas no futuro. As imobiliárias têm setores jurídicos especializados para mediar esse processo. Além disso, os especialistas podem ajudar você a compreender cada cláusula do documento.
Atritos com o proprietário
É possível que a relação do inquilino com o proprietário fique complicada no decorrer do período de locação. Mesmo que o contato inicial tenha sido agradável, com o passar do tempo, pequenos desentendimentos e estresses podem começar a acontecer.
Os atritos podem começar no momento do reajuste ou quando o imóvel apresentar algum problema em sua estrutura. Esses desentendimentos podem ser evitados com a intermediação de uma imobiliária.
O aluguel direto com o proprietário é cercado de riscos. Ao realizar a locação com uma imobiliária de confiança, essas incertezas deixam de existir. Uma empresa especializada oferece todas as garantias legais do contrato, uma avaliação precisa, segurança e confiável. Sendo assim, alugar com imobiliária é sempre a melhor opção.
Gostou do artigo? Conhece outro risco que não citamos aqui? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião sobre o assunto!